Exportação de talentos! Qual país costuma vender seus jogadores
De acordo com o Center for International Sports Research, os jogadores de futebol brasileiros são mais propensos do que outros a jogar em seleções de outros países. Em segundo lugar estão os atletas da Suíça.
Mas as equipes de quais países são mais atraentes para os jogadores de futebol “fora”? Em primeiro lugar está Portugal com 19%, seguido de França (978 jogadores) e Argentina (815 jogadores). O terceiro lugar é compartilhado pelo Chile (mais de 15%) e Luxemburgo (mais de 12%).
Ao mesmo tempo, na França, também há um aumento no número de jogadores de futebol que preferem se transferir para times estrangeiros. Assim, em apenas alguns anos, de 770 passaram para 978 atletas que foram jogar no exterior. Em segundo lugar estão os holandeses com 137 jogadores, enquanto os colombianos estão em terceiro com 124.
Em outros países, ao contrário, diminui o número de futebolistas que preferem ir para outro país. Assim, na Sérvia, Romênia e Coréia do Sul, cada vez mais jogadores permanecem em sua equipe nativa.
Considerando as estatísticas por confederações, UEFA, CONCACAF e AFC foram as mais exportadas. A CONMEBOL acabou por ser um “outsider” entre eles, que inclui não mais do que 9% dos jogadores estrangeiros.
Segundo as estatísticas, o país mais popular para os jogadores de futebol brasileiros “se mudarem” é Portugal. Para se convencer disso, basta olhar para a lista de brasileiros que hoje vestem camisetas de clubes de futebol portugueses.